Segue a gente no insta!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Bloomsday

O Bloomsday é um feriado comemorado em 16 de Junho na Irlanda em homenagem ao livro  Ulisses, de  James Joyce. É o único feriado em todo o mundo dedicado a um livro, excetuando-se a Bíblia.
O Bloomsday é comemorado na Irlanda e pelos amantes da literatura com diversos eventos oficiais e não oficiais. Também é comemorado todos os  anos em vários lugares e em várias línguas. 
Ulisses relata a  odisséia do personagem Leopold Bloom, marido de Molly Bloom, durante 16 horas do dia 16 de Junho de 1904 e é considerada um dos marcos da literatura contemporânea ocidental.
Há certa controvérsia sobre quando o Bloomsday começou a ser de fato comemorado. Alguns especialistas indicam 1925, três anos após o lançamento do livro, outros que foi na década de 1940, logo após a morte de James Joyce, enquanto a hipótese mais aceita indica que foi em 1954, na data do quinquagésimo aniversário do dia retratado em Ulisses.
James Joyce escolheu o dia 16 de Junho para ser imortalizado em sua obra, porque foi nesse dia em que fez sexo pela primeira vez com sua futura companheira Nora Barnacle, com quem permaneceu casado por toda a vida.
James Joyce e sua amada esposa Nora Barnacle

Um comentário: